"Escrever é fácil: Começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca as idéias." Pablo Neruda

E. E. Sarah Kubitschek

SEJA BEM-VINDO!
A Escola Estadual “Sarah Kubitschek” tem como objetivo principal promover um ensino de qualidade, com uma prática pedagógica competente, democrática e socialmente comprometida, estimulando seus alunos para o exercício da sua condição de cidadania e valores pessoais, juntamente com a capacidade crítica, criativa e autônoma.

HISTÓRICO
Fundada em 05 de abril de 1952, pela Sra. Sarah Kubitschek, funcionou primeiramente na capela São Judas Tadeu, pertencendo à Organização e Associação das Voluntárias.
Em 1953 foi instalada em terreno e prédio próprios com o nome "Escola Comunitária Sarah Kubitschek", em homenagem a sua fundadora. Posteriormente passou a denominar-se Escola Estadual Sarah Kubitschek de 1º- grau.
Em 2001, com 49 anos de funcionamento em estrutura de madeira e em situação precária, a escola foi demolida e reconstruída com a parceria da Secretaria Estadual de Educação, comunidade e direção da escola.

Atualmente a Escola Estadual Sarah Kubitschek funciona com as  séries fundamentais de 1ª ao 5º ano.

IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação.

EE DUQUE DE CAXIAS...........................7,5
EE MAL DEODORO DA FONSECA.........7,3
EE PANDIA CALOGERAS......................7,3
EE SARAH KUBITSCHEK B. GRACA.....7,3





Fonte: http://portal.mec.gov.br/; http://educarparacrescer.abril.com.br/nota-da-escola/


SARA KUBITSCHEK (Sarah Luiza Gomes de Lemos ou Sarah Lemos Kubitschek), de Belo Horizonte, Minas Gerais, 1909. Filha de Jaime Gomes de Souza Lemos e Luisa Negrão. Formou-se professora. Em 17.12.1927, com 18 anos de idade, quando Juscelino Kubitschek (com 25 anos) se formou em Medicina, já estava com ele namorando. Casou-se com ele (com 22 anos), em 1931, em Belo Horizonte, Minas Gerais, com quem teve uma única filha a Márcia de Oliveira Kubitschek, nascida em 22.10.1943. A outra filha era adotiva e se chamava Maria Estela, conhecida como Maristela. Sara era prima de Francisco Negrão de Lima que foi Governador da antiga Guanabara e de Otacílio Negrão de Lima que foi Prefeito de Belo Horizonte. Sua filha Márcia que foi Deputada Federal e Vice-Governadora do Distrito Federal, Dona Sara visitou Brasília, pela primeira vez, em junho de 1957. Mandou construir o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, primeiro templo religioso edificado no Plano Piloto de Brasília, inaugurando-o em junho de 1958. No dia 21.04.1960, ao lado de Juscelino, inaugurou BRASILIA. Dona Sara e Juscelino, junto com a família, foram para o EXÍLIO na França, só retornando em 1967. Retornando da França, Dona Sara e Juscelino passaram a viver em sua Fazenda, no município de Luziânia, interior de Goiás. Dona Sara, como era conhecida, ficou viúva de Juscelino Kubitschek no dia 22.08.1976, quando este faleceu de acidente de automóvel, na Via Dutra, em Resende, Estado do Rio, com 74 anos de idade. Dona Sara vendeu a Fazenda que é hoje conservada pelos proprietários, com os mesmos móveis, inclusive o automóvel de JK, e que tem o nome de FAZENDINHA JK, no Município de Luziânia. No dia 12.09.1981, Dona Sara, juntamente com o Presidente João Batista Figueiredo inaugurou em Brasília, o MEMORIAL JK, projetado por Oscar Niemeyer, contendo um MUSEU e uma BIBLIOTECA. Dona Sara morreu em 1996, com 87 anos de idade e vivia da pensão de Juscelino, morando num apartamento alugado. A ela, foram prestadas muitas homenagens em nomes de ruas, de praças, além do HOSPITAL SARA KUBITSCHEK, em Brasília e dos demais Hospitais da REDE SARA KUBITSCHEK. O SERIADO JK, da Rede Globo de Televisão, exibido em 2006, mostrou a personalidade forte de SARAH KUBITSCHEK.

Fonte: http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=2444&cat=Ensaios